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Os Grupos do Facebook se tornaram uma ótima estratégia para empresas que querem melhorar o relacionamento com os clientes.

O Facebook ainda é a maior plataforma digital do mundo e, atualmente, os Grupos passaram a ser usados como uma estratégia de relacionamento com os clientes na construção de comunidades.

A rede possui mais de 2,7 bilhões de contas ativas por mês, com cerca de 130 milhões de acessos, no Brasil, todo mês.

Ao longo dos anos, o Facebook sofreu diversas mudanças. A primeira, em 2016, com a criação do algoritmo.

Em 2018, Mark Zuckerberg anunciou a primeira mudança mais significativa até então: o alcance de posts de páginas seria diminuído e, a partir daquele momento, seriam priorizadas as publicações de amigos, familiares e grupos.

O Facebook afirma que, atualmente, existem mais 10 milhões de grupos ativos na plataforma, que são utilizados por 1,4 bilhão de pessoas todos os meses.

São grupos sobre diversos temas, com milhares de pessoas ou apenas com os vizinhos do bairro.

Na última conferência F8, Mark Zuckerberg deixou subentendido que o Facebook focaria nos grupos, após as polêmicas sobre vazamento de dados que se envolveram. Nesse evento, Zuckerberg disse a frase emblemática “o futuro é privado”.

Por conta disso, em 2019, o Facebook passou a investir em campanhas com foco nos grupos, aqui no Brasil, com sua primeira grande campanha de branding.

Além disso, no início de 2020, a empresa também comprou um espaço de 60 segundos, durante o intervalo do Super Bowl, nos EUA.

Ainda mais dispostos a emplacarem os grupos, no início de outubro, deste ano, o Facebook informou que passará a exibir posts de grupos públicos de usuários no feed e em pesquisas da Web, como Google e Bing.

Com a “morte” do alcance orgânico das páginas, investir em estratégias direcionadas para os grupos do Facebook, talvez, seja a melhor solução mais barata para quem não quer ser dependente apenas de anúncios.

Empresas podem criar Grupos do Facebook?

Sim, as empresas podem criar grupos no Facebook.

O Facebook permite a criação de grupos vinculados a páginas comerciais e essa pode ser a uma boa oportunidade para que as marcas se conectem com um grande público na plataforma, que permanece ativo diariamente.

Segundo pesquisa realizada pela empresa, os temas de mais interesse das pessoas, dentro dos grupos, são:

  • Música
  • Saúde e bem-estar
  • Animais e pets
  • Games
  • Entretenimento

Isso não quer dizer que, para empresas de um segmento que não sejam esses citados acima, criar um grupo no Facebook não seja uma boa estratégia.

O ideal é pesquisar o comportamento da persona para entender se é uma boa estratégia ou não criar esse espaço.

Para empresas, as vantagens de ter um grupo no Facebook são:

Alcance

A garantia de entrega de uma publicação dentro de um grupo é superior ao post de uma página.

Engajamento

As pessoas entram em grupos porque querem participar das discussões, logo o engajamento tende a ser mais alto.

Aproximação

Num grupo, a sensação é de que as pessoas estão mais próximas para discutir sobre assuntos que as interessam.

Criação de conteúdo

A empresa pode utilizar as discussões para produzir um conteúdo coerente com as necessidades apresentadas pelos clientes.

Já pensou na possibilidade de criar um grupo, para sua empresa, no Facebook?

Podemos ajudar sua empresa na criação no grupo, definição de estratégia e produção de conteúdo.

Solicite uma proposta!

Talita Barbosa

Estrategista Digital