O projeto Nerdcast RPG: Coleção Cthulhu, do Jovem Nerd, bateu o recorde de maior financiamento coletivo criativo do Brasil. A meta de 300 mil reais foi batida em 25 minutos. Em menos de 24 horas, o projeto arrecadou mais de 3 milhões de reais.
No momento em que digito este texto, o Jovem Nerd já arrecadou mais de 4 milhões de reais para o último episódio do Nerdcast RPG: Coleção Cthulhu, que será lançado no Natal, com uma coleção de livros inéditos e colecionáveis exclusivos. Esse é o poder da comunidade Jovem Nerd.
Mas se você, assim como eu, não é fã do universo geek e nerd, provavelmente nunca ouviu falar do Jovem Nerd e essa é a parte mais incrível disso tudo: eles não precisam que a gente os conheça.
O sucesso do financiamento é a prova do poder da comunidade fiel que eles têm, com oito mil pessoas que compraram, literalmente, a ideia do Nerdcast RPG: Coleção Cthulhu.
O Jovem Nerd existe desde 2002, surgiu como um blog despretensioso, para comentar sobre Star Wars. O NerdCast surgiu um pouco depois, em 2006, e sempre ofereceu o conteúdo gratuitamente para as pessoas interessadas.
Para você ter ideia do tamanho da comunidade, hoje, o Nerdcast é o maior podcast do Brasil. No YouTube, o Jovem Nerd acumula mais de 2 milhões de inscritos e no Twitter são mais de 1 milhão de pessoas que os seguem.
O sucesso do financiamento do Nerdcast RPG: Coleção Cthulhu é resultado da comunidade fiel construída pelo Jovem Nerd, com o decorrer dos anos, que se tornou sua maior divulgadora e incentivadora.
Os projetos criados por eles fazem sentido para um grupo específico de pessoas que se importam o suficiente para contribuírem financeiramente. Eles não precisam falar para todo mundo, suas mensagens são direcionadas a quem se interessa.
Construir uma comunidade tão engajada quanto a do Jovem Nerd leva tempo, não é algo que ocorre do dia para a noite. Mas o comprometimento com o engajamento de uma comunidade torna os custos em divulgação mais baratos.
Inclusive, muitas empresas fazem isso, aqui no Brasil temos o exemplo da comunidade do Nubank, o NuCommunity.
O objetivo de construir uma comunidade é espalhar uma ideia e encontrar pessoas que se identifiquem. É falar para quem se importa e não gastar tempo e dinheiro querendo atingir públicos desconhecidos, que não estão envolvidos com a mensagem que você quer transmitir.
É promover uma ideia que faça sentido para um grupo de pessoas, pois você não precisa – e nem deve – querer se comunicar com todo mundo. Sua mensagem precisa ser direcionada para quem realmente se importa.
Já pensou se o Jovem Nerd precisasse investir em anúncios no Facebook e Google para promover o projeto e pedir doações? Sairia muito mais caro e levariam mais tempo para bater a meta do maior financiamento coletivo criativo do Brasil.
Você pode aprender com o Jovem Nerd sobre como construir uma comunidade engajada e fã da sua marca ou continuar quebrando a cabeça anunciando para todo mundo, na esperança de impactar uma parcela ínfima de pessoas que não estão interessadas na sua mensagem.
Como disse Seth Godin, “as pessoas que conseguem espalhar suas ideias – independentemente de que ideias sejam – vencem.”
Qual a ideia você tem para espalhar?