Skip to main content

A criação da Identidade Visual de um negócio é uma das principais etapas na abertura de uma empresa, é quando a marca ganha uma “cara”.

O mercado está cada vez mais competitivo, por isso todo negócio precisa ter uma boa Identidade Visual para impactar os consumidores e se tornar uma marca memorável.

A Identidade Visual permite que sua empresa ou produto seja mais atraente, transmitindo profissionalismo e credibilidade para sua marca.

Uma boa Identidade Visual, criada com base em muito estudo e pesquisa, pode durar, no mínimo, dez anos sem necessitar de nenhuma alteração ou melhoria. Sendo um dos investimentos mais duráveis da empresa.

Mas é importante lembrar que a criação da Identidade Visual de um negócio não dispensa uma boa estratégia Branding ou Marketing.

Muito pelo contrário, o Branding, Marketing e Identidade Visual precisam caminhar juntos para garantir um bom posicionamento da empresa, dentro do mercado, a longo prazo.

A Identidade Visual de um negócio vai muito além da criação de um logo.

Como diz o velho ditado: “uma andorinha só não faz verão”. Nós podemos dizer o mesmo para um logo.

O logo é apenas uma parte de toda uma estrutura que irá ajudar sua empresa a se posicionar no mercado.

Uma Identidade Visual é composta por um conjunto de elementos visuais.

É quando a marca realmente ganha vida, com o objetivo de materializar sua essência, gerando valor e reconhecimento ao seu público.

Logo, tipografia, cores, planos de fundo, ilustrações, até mesmo a temperatura das cores de uma fotografia para uma peça publicitária. Logo, nada é aleatório, tudo é muito bem pensado e estudado.

Quanto mais alinhada for a Identidade Visual, mais rápida será a associação dos elementos da comunicação visual com a marca.

O processo de criação de uma Identidade Visual

Por que seu negócio precisa de uma Identidade Visual
Retalhos Coloridos por Art Content

O principal objetivo de uma boa Identidade Visual de um negócio é tornar a marca evidente para o público e, como consequência, gerar mais vendas.

Uma boa Identidade Visual precisa entregar algo que solucione o problema da empresa. Não se trata de apenas atender ao gosto pessoal do cliente.

Um bom processo de criação consiste em:

1) Briefing

É a parte mais importantes do projeto, pois um bom briefing é a matéria-prima para o desenvolvimento de uma excelente identidade visual.

2) Análise e pesquisa

Reconhecimento de concorrentes: conhecer os concorrentes do cliente antes de iniciar o trabalho é fundamental.

Identificação: ninguém quer sua marca parecida com a do concorrente.

Referências: é importante para não cometer o erro de criar algo que já existe.

3) Definição e organização das ideias

Personalidade da marca: séria ou divertida?  Moderna ou conservadora? Podemos imaginar a personalidade da marca como uma pessoa real.

Público alvo: para quem a identidade vai ser feita? Onde será vista? Quais os objetivos? Essas informações são importantes para agilizar e facilitar a compreensão sobre o projeto.

O Manual de Identidade Visual

Enviado ao final do projeto, o Manual de Identidade Visual é um documento que traz informações essenciais para a correta reprodução da marca.

Dessa forma, o documento protege as características fundamentais da Identidade visual, evitando seu uso incorreto.

Além disso, o manual é importante para a equipe interna de design e parceiros.

O Manual de Identidade Visual possui as seguintes informações:

Logo

Símbolo e logotipo, assinaturas, variações, vertical, horizontal, selo e/ou emblema.

Cores

Paleta de cores, especificações técnicas, sistemas RGB, CMYK e Pantone.

Tipografia

Escolha tipográfica adequada de acordo com o tom de voz da marca e definição de hierarquia.

Gráficos de Apoio

Ícones, padrões, planos de fundos, ilustrações, etc

Além de sugestão de estilo fotográfico, modelo de apresentação, assinaturas de e-mail, cartão de visita, pasta, envelope.

Entre outros detalhes de acordo com o tamanho e complexidade do projeto.

Definitivamente, a Identidade Visual é muito importante para que seu negócio se destaque da concorrência e seja reconhecido pelo público.

Vamos criar a Identidade Visual do seu negócio?

Solicite uma proposta!

Thiago Leonel

Diretor de Arte