A criação da Identidade Visual de um negócio é uma das principais etapas na abertura de uma empresa, é quando a marca ganha uma “cara”.
O mercado está cada vez mais competitivo, por isso todo negócio precisa ter uma boa Identidade Visual para impactar os consumidores e se tornar uma marca memorável.
A Identidade Visual permite que sua empresa ou produto seja mais atraente, transmitindo profissionalismo e credibilidade para sua marca.
Uma boa Identidade Visual, criada com base em muito estudo e pesquisa, pode durar, no mínimo, dez anos sem necessitar de nenhuma alteração ou melhoria. Sendo um dos investimentos mais duráveis da empresa.
Mas é importante lembrar que a criação da Identidade Visual de um negócio não dispensa uma boa estratégia Branding ou Marketing.
Muito pelo contrário, o Branding, Marketing e Identidade Visual precisam caminhar juntos para garantir um bom posicionamento da empresa, dentro do mercado, a longo prazo.
A Identidade Visual de um negócio vai muito além da criação de um logo.
Como diz o velho ditado: “uma andorinha só não faz verão”. Nós podemos dizer o mesmo para um logo.
O logo é apenas uma parte de toda uma estrutura que irá ajudar sua empresa a se posicionar no mercado.
Uma Identidade Visual é composta por um conjunto de elementos visuais.
É quando a marca realmente ganha vida, com o objetivo de materializar sua essência, gerando valor e reconhecimento ao seu público.
Logo, tipografia, cores, planos de fundo, ilustrações, até mesmo a temperatura das cores de uma fotografia para uma peça publicitária. Logo, nada é aleatório, tudo é muito bem pensado e estudado.
Quanto mais alinhada for a Identidade Visual, mais rápida será a associação dos elementos da comunicação visual com a marca.
O processo de criação de uma Identidade Visual
O principal objetivo de uma boa Identidade Visual de um negócio é tornar a marca evidente para o público e, como consequência, gerar mais vendas.
Uma boa Identidade Visual precisa entregar algo que solucione o problema da empresa. Não se trata de apenas atender ao gosto pessoal do cliente.
Um bom processo de criação consiste em:
1) Briefing
É a parte mais importantes do projeto, pois um bom briefing é a matéria-prima para o desenvolvimento de uma excelente identidade visual.
2) Análise e pesquisa
Reconhecimento de concorrentes: conhecer os concorrentes do cliente antes de iniciar o trabalho é fundamental.
Identificação: ninguém quer sua marca parecida com a do concorrente.
Referências: é importante para não cometer o erro de criar algo que já existe.
3) Definição e organização das ideias
Personalidade da marca: séria ou divertida? Moderna ou conservadora? Podemos imaginar a personalidade da marca como uma pessoa real.
Público alvo: para quem a identidade vai ser feita? Onde será vista? Quais os objetivos? Essas informações são importantes para agilizar e facilitar a compreensão sobre o projeto.
O Manual de Identidade Visual
Enviado ao final do projeto, o Manual de Identidade Visual é um documento que traz informações essenciais para a correta reprodução da marca.
Dessa forma, o documento protege as características fundamentais da Identidade visual, evitando seu uso incorreto.
Além disso, o manual é importante para a equipe interna de design e parceiros.
O Manual de Identidade Visual possui as seguintes informações:
Logo
Símbolo e logotipo, assinaturas, variações, vertical, horizontal, selo e/ou emblema.
Cores
Paleta de cores, especificações técnicas, sistemas RGB, CMYK e Pantone.
Tipografia
Escolha tipográfica adequada de acordo com o tom de voz da marca e definição de hierarquia.
Gráficos de Apoio
Ícones, padrões, planos de fundos, ilustrações, etc
Além de sugestão de estilo fotográfico, modelo de apresentação, assinaturas de e-mail, cartão de visita, pasta, envelope.
Entre outros detalhes de acordo com o tamanho e complexidade do projeto.
Definitivamente, a Identidade Visual é muito importante para que seu negócio se destaque da concorrência e seja reconhecido pelo público.
Vamos criar a Identidade Visual do seu negócio?