O post-panfleto é aquele tipo de publicação que, se fosse impressa e você recebesse passeando na rua, jogaria no lixo na primeira oportunidade.
Você provavelmente já se deparou com perfis de empresas que todos os dias publicam um post-panfleto no Instagram ou Facebook.
O post-panfleto é um tipo de publicação que não gera nenhuma conexão, não traz nada de novo e, consequentemente, não consegue quase nenhum engajamento, pois ele simplesmente não deveria ser usado diariamente dentro do ambiente digital.
Lembrou de algum perfil assim? Então…
Pense comigo, se você procura o perfil de um restaurante no Instagram, você quer ver fotos e vídeos que mostrem texturas, a montagem dos pratos. Resumindo, você quer que as fotos sejam capazes de te deixar com fome, não é?
Infelizmente, muitos profissionais da área insistem em publicar peças nas quais a comida fica em segundo plano, pois possuem uma necessidade estranha de transformar todos os posts em panfletos.
Sempre tem que ter um texto, com o logo do restaurante, o preço, tudo na mesma peça, um amontoado de informações que acabam tirando o protagonismo do que realmente importa: a comida.
Isso é reflexo da transição de muitas agências e profissionais, que eram acostumados a criar peças para mídia off-line, como outdoors, folders, inclusive os malditos panfletos, para o digital.
Esses profissionais migraram para o digital, mas continuaram com os hábitos do off-line e aí mora o grande problema: no ambiente digital, ninguém quer ver panfleto o tempo todo.
Na verdade, nem no off-line, já que as pessoas jogam os panfletos no primeiro que lixo que encontram logo após receber um.
Mas no digital, a dinâmica é diferente. Estamos disputando a atenção das pessoas com milhares de outras empresas, sejam concorrentes ou não.
Por conta disso, os posts-panfletos só devem ser usados quando necessários e, no caso de um restaurante, por exemplo, ele não precisa – e nem deve, arrisco dizer – ser publicado todos os dias.
Afinal de contas, precisamos entender de uma vez por todas que produzir conteúdo para mídias sociais não se resume a criar layouts para alterar as imagens e texto diariamente.
Produzir conteúdo é sobre você entender que qualquer coisa – sim, qualquer coisa – é conteúdo, identificar o que é relevante e saber quais são os melhores formatos para cada tipo de conteúdo.
Tudo isso, claro, levando em conta o comportamento da sua audiência e o objetivo de negócio por trás de cada publicação.
Observe os perfis de grandes empresas, perceba quais são os tipos de posts que elas fazem.
Grandes empresas não fazem post-panfleto todos os dias, pois entendem que essa não é a finalidade das mídias sociais.
As pessoas querem ver fotos, vídeos, depoimentos de clientes, publicações criativas e não mais do mesmo todos os dias.
Se você continuar insistindo em post-panfletos, sinto muito informar, mas você nunca conseguirá se tornar relevante para sua audiência.
Na internet, só sobrevive quem consegue reter a atenção da audiência por mais tempo e criar posts, que se fossem panfletos seriam jogados no lixo, não é a melhor estratégia.
Vamos exterminar o post-panfleto do seu negócio?